quinta-feira, 21 de janeiro de 2010



SURYA NAMASKAR

Sua origem está em um culto ao Deus hindu solar: Surya.

Faz parte da rotina diária obrigatória ao hindu praticante.

Na mitologia o procedimento de saudar ao Sol foi ensinado pelo Sri Rama, antes da luta com Ravana (épico Ramayana).

A prática do surya namaskar é uma técnica de vitalização solar, uma série de exercícios que nos recarrega como uma bateria elétrica. É composto de forma, ritmo e energia. Gera prana (a energia sutil que ativa o corpo psíquico).

Traz flexibilidade, resistência e o uso eficiente dos músculos.

Desperta os aspectos solares da natureza de cada um de nós e libera esta energia vital em prol do desenvolvimento da consciência superior. Pode ser realizado sempre em frente da direção do nascer ou pôr do sol.

Saudar o astro Rei significa honrar tanto o Sol interior quanto o exterior, a força criativa do Universo que os yogues acreditam irradiar dentro e fora do corpo. Diz a lenda que o Sol fica tão agradecido que um de seus raios vem habitar o plexo solar do praticante, dando calor, saúde e alegria.

Trabalhamos os centros psíquicos ou chakras. Isso ocorre devido à compressão, estímulo e reequilíbrio dos componentes do Sistema Nervoso e endócrino (correlacionados aos chakras).

No nível físico desenvolve a musculatura do corpo e promove o alongamento dos músculos, não só da região periférica do corpo, mas também do tronco.

Cria mobilidade nas diferentes articulações, massageia os órgãos internos, estimula o sistema respiratório e circulatório.

Atua também no corpo sutil estimulando os centros energéticos do corpo e a circulação prânica dentro dele, gerando calor.

Produz estado de paz mental.

Estimula a circulação sanguínea, linfática e plasmática.

Fortalece os nervos que revestem a coluna e ainda melhora a distribuição do líquido sinovial que irriga cartilagens, articulações e tendões, reduzindo doenças reumáticas.

Aumenta a concentração e proporciona estabilidade mental.

Mas isso dependerá, também, de sua conscientização interna, concentração e força de vontade.

Compõe-se de 12 asanas trabalhados dinamicamente:
- 12 asanas mais 12 (24 horas do dia).
- 12 fases zodiacais (movimento do Sol). Conhecido como signo no ocidente e Rashis na cultura Hindu/ nomes do Sol.

O Sol possibilita a capacidade de visão e o conhecimento direto de toda a manifestação, por isso, na tradição indiana a luz, o fogo e o sol são símbolos de sabedoria e conhecimento de nossa essência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário