sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Auto Massagem

As glândulas sebáceas que se encontram sob a superfície da pele a produzir seus óleos naturais que são os mais perfeitos bálsamos para o corpo humano. A massagem faz com que essas benéficas secreções retornem à pele, mantendo-a macia e flexível.
O banho só deverá ser tomado 30 minutos após o término da massagem.
A auto-massagem estimula todos os terminais nervosos da superfície do corpo, estimulando assim todo o sistema nervoso. Isto harmoniza a “cura” de energia prânica ao redor do corpo. A massagem relaxa os músculos a uma tensão muscular basal bem baixa, aumenta a circulação sanguínea, ajudando dessa forma a prevenir infecções no caso de ferimentos e promove um bem estar geral. A massagem propícia mais um importante benefício que diz respeito ao fluxo de linfa no corpo. Linfa é um fluído vital que purifica o sangue, aumentando dessa forma a saúde e a beleza do corpo. Esse fluído preenche os espaços entre as células e os vasos capilares e age como um intermediário. Ele recolhe as células mortas e os resíduos. Flui através dos vasos linfáticos de volta ao coração. Mas antes da linfa se juntar novamente ao sangue, os resíduos são filtrados em grandes nodos linfáticos, onde os glóbulos brancos absorvem os resíduos e os carregam para o baço. Ali eles são fragmentados em pedaços pequenos o bastante para serem eliminados pelos rins.
Essa linfa purificadora não se desloca ao longo dos vasos linfáticos pela pressão de bombeamento do coração, já que é um sistema completamente à parte. Ela se move lentamente só pela ação dos músculos. A massagem estimula e facilita grandemente o fluxo da linfa e em conseqüência, purifica o sangue.
Atenção especial deve ser dada à massagem das áreas onde se encontram os grandes nodos linfáticos.
Ao término, os pés são cuidadosamente massageados. Muitos dos nervos do corpo têm terminais nos pés. Massageando-os, estimulamos o fluxo de energia através dos órgãos internos. Dessa forma, a massagem completa estimula os órgãos internos, sangue, linfa, glândulas e o relaxamento da pele e dos músculos.
Temos também um importante ponto, a glândula timo, que é estimulada e massageada, ela é responsável pelos nossos sentimentos, emoções e ansiedade.
Ter um corpo mais saudável só depende de nós.
Om Shanti

Texto escrito pela Profa. de Yoga do Itegui: Ana Lúcia S. dos Anjo.

Bibliografia: Título original em inglês: Yoga for Helth – Yoga para a Saúde.
Autor: Baseado nos ensinamentos de Shrii Shrss Anandamurts.
Tradução: Ivan Oliveira – Avinash.

Nenhum comentário:

Postar um comentário