sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Meditação


Meditação é algo que você pode ter, que você pode ser, mas por sua própria natureza não é possível dizer o que ela é. 
Sua mente não deve intereferir: ouça sem interpretar, sem preconceitos, sem interferência de outras coisas que estejam, nesse momento, passando dentro de você, pois, tudo isso é distração.
Em sânscrito, temos uma palavra especial para meditação: dhyana não é concentração, meditação não é contemplação.
Sânscrito é o idioma original e antiguissimo usado até hoje por alguns sábios, yogues, intelectos e poetas, na Índia.
Em português é algo entre concentração e contemplação. A concentração é focada em um único ponto, enquanto a contemplação abrange uma área mais extensa, e a meditação é um fragmento dessa área. Quando você está contemplando determinado assunto, há algumas coisas que necessitam de maior atenção. Então você medita. É isso que "meditação" significa em português: concentração e contemplação são os dois pólos, a meditação está exatamente no meio.
Meditação é sentar-se sem fazer nada, não usar seu corpo, nem sua mente. Se você começar a fazer alguma coisa, ou você entrará em estado contemplativo ou estará concentrado ou executará uma ação, de toda forma, estará movendo-se para fora de seu centro. Quando você não estiver fazendo absolutamente nada, seja físico ou mentalmente ou em qualquer outro nível, quando toda atividade houver cessado e você estiver apenas sendo, isto é meditção. Não é possível fazê-la, não é possível praticá-la. É preciso apenas compreendeê-la.
Sempre que você conseguir, pare o resto e encontre tempo apenas para ser. Pensar também é fazer, concentrar-se também é fazer, contemplação é fazer. Mesmo que seja um único momento em que você não esteja fazendo nada e esteja apenas em seu centro, completamente relaxado, isto é meditação.
Meditação é parar de pensar e deixar que a mente, sempre tagarela, silencie por conta própria. Sem esforço, de forma relaxada, fácil, como se fosse um jogo.
A meditação é a arte do auto-controle mental que o ajudará a entender e controlar sua mente e seus pensamentos.
Se as atitudes mentais ocupam uma parte significativa no processo de adoecimento do corpo, elas também podem ter um papel fundamental no nosso bem estar. Os seres humanos tem  uma capacidade surpreendente de aumentar a eficiência de seus sistemas imunológicos. aumentando assim o seu nível de saúde, por uma ideação positiva. Atitudes mentais positivas num estado de auto-relaxamento podem reduzir a dor e aliviar muitos males, incluindo pressão arterial alta, enxaquecas crônicas e mesmo paralisia e asma.
O profundo repouso obtido durante a meditação é em parte decorrente do processo de retirada dos sentidos, que é parte essencial da meditação. Sentado numa posição estável e confortável, com a coluna ereta, cabeça ereta olhos fechados; os sentidos e os órgãos motores são "desligados" e a mente é retirada completamente do ambiente externo.
Então, para desligar a eterna "tagarelice" dos pensamentos e entrar num estado de profunda tranquilidade mental, deve-se respirar lenta e profundamente e concentrar-se na paz interna. Essa respiração profunda e ritmica acalma os pensamentos e tranquiliza a mente, trazendo felicidade interior.
Após ter experimentado esse estado de tranquilidade, então, aos poucos, você começará a fazer coisas, mantendo-se alerta para que seu ser não seja perturbado. Esta é a segunda parte da meditação. Primeiro, aprender a simplesmente ser, depois aprender pequenas ações: limpar o chão, tomar banho, mas sempre mantendo-se no centro.

Os benefícios da meditação:

A meditação traz muitos benefícios. Ela acalma e ajuda a enfrentar as tensões do cotidiano. permite que você durma menos, ao mesmo tempo em que aumenta sua energia. Pode ser utilizada para baixar a pressão sanguínea e diminuir os batimentos cardíacos. A meditação ajuda a apreciar melhor a vida e a enfrentar mudanças e perdas.
Os efeitos da ansiedade tem-se agravado. Felizmente, há também uma reação equivalente, porém oposta, conhecida como "resposta do relaxamento", que contrabalança a ansiedade do mecanismo "lutar ou fugir" com a calma e o relaxamento do sistema nervoso.
No entanto, a resposta do relaxamento é apenas um dos benefícios da meditação. Embora os pensamentos exerçam um grande efeito sobre nós, este efeito não precisa ser negativo. E se aprendermos a observar, compreender e controlar os pensamentos que fluem incessantemente em nossa mente, podemos transformar esses possíveis pensamentos negativos em positivos. É este o propósito da meditação.
O maior benefício, porém, para muitas pessoas que meditam regularmente tem sido o aumento da força mental. Meditação regular treina a capacidade de prestar atenção. Aqueles que a praticam, sentem-se ao mesmo tempo mais relaxados a mais alertas, como se estivessem "utilizando seu cérebro eficientemente do que nunca".
Experiência com estudantes demosntraram que aqueles que praticam técnicas de meditação constantemente melhoram seus resultados nas provas, em virtude da sempre crescente capacidade de concentração.

Pensamento: "Na calma da mente, encontra-se a substância do ser mental que está imóvel, tão imóvel que nada o pertuba. Se pensamentos de atividade aparecem, não surgem da mente, mas vem de fora e cruzam a mente, como o vôo de pássaros que cruzam os céus num dia sem vento. Passam, sem distúrbios, sem deixar traços. Mesmo que milhares de imagens, ou o mais violento acontecimentonpassem por ela, a tranquilidade ainda permanece, como se a própria textura da mente fosse uma substância de paz "eterna e instrumental".
Meditar é não pensar, mas como  não pensar é difícil para a maioria das pessoas, começamos observando a respiração, procurando respirar ais profundamente, favorecendo uma maior tranquilidade e equilíbrio, que por sua vez ajuda a acalmar os turbilhões da mente. Meditar é o nosso estado natural e devemos lembrar disso  - como diz Osho.

Este texto foi escrito pela Prof de Yoga do Itegui - Ana Lúcia S. dos Anjos.

É uma pequena parte das aulas que ela ministra sobre meditação no nosso espaço. São aulas gratuitas para quem interessar!!!

Om Om Om

Bibliografia: 
- Aprendendo a silenciar a mente. Autor: Osho
- Meditação em três minutos. Autores: David Harp e Dra. Nina Feldman
- Yoga para a saúde. Autor: Shrii Anandamurti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário