segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O que é Cromoterapia?



Cromoterapia = terapia através das cores

Não posso começar a escrever sobre este assunto sem antes ressaltar que a Luz é irrestritamente uma fonte natural de vida! Quase tudo o que contém vida, precisa de luz para se desenvolver.
Cromoterapia é a expressão das diversas características das cores. Estas despertam as condições psico-emocionais, contribuindo assim para despertar algum tipo de sentimento nas pessoas.
Os raios luminosos contém ondas de diferentes frequências vibracionais, que caminham juntas, formando a luz branca. Quando a luz atinge uma superfície colorida, parte das ondas são absorvidas e apenas a onda na frequência da cor é refletida. A cor é percebida em forma de sensações. Essas equivalem aos estados interiores.
A cor é capaz de criar uma atmosfera específica no ambiente, influenciando as pessoas independente de acreditarem. Elas são potenciais energéticos, que além de promoverem um estado emocional, também influenciam no metabolismo do corpo.
Toda cor vibra, irradia, em uma intensidade, uma frequência, que por sua vez, estando em contato com nossa energia ou nosso campo áurico, provocam uma "sensação" no corpo, sendo através da visão ou não. Nosso corpo absorve a luz do Sol e com isso, toda a necessidade vibratória que temos, essenciais para mantermos o equilíbrio em todas as áreas da nossa vida, seja no corpo físico, no aspecto mental, no nosso emocional e também no espiritual.
A vibração das cores age nos campos de forças denominados chakras, promovendo o reequilíbrio energético; em seguida, seu efeito atinge o físico, favorecendo o restabelecimento do órgão afetado por alguma doença.

A cromoterapia originou-se em épocas remotas. Relatos de antigas civilizações, como a egípcia, a hindu e outras, referem-se à significativa presença das cores na cultura dos povos, bem como à sua contribuição na terapêutica.
Atualmente o emprego das cores tem se tornado cada vez mais frequente nos diversos segmentos, que compreendem a decoração, a publicidade e outros. Ela tem-se difundido por vários países, como uma prática terapêutica alternativa.

As cores surgem a partir da incidência da luz. A energia luminosa é composta pelas sete cores do arco-íris, como foi comprovado pelo físico e matemático Isaac Newton. Ele verificou que um raio de luz solar, ao atravessar um prisma de cristal ou vidro, se decompõe nem feixe colorido, constituído pelas sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta (justamente as cores dos chakras!!!).
A luz é o princípio básico da vida orgânica. Além de fornecer calor, sua presença é indispensável ao desenvolvimento dos vegetais, permitindo a eles realizarem o processo de fotossíntese. 
Os raios luminosos também são absorvidos pelas plantas, consequentemente as cores compõe as moléculas dos vegetais. Essa presença é tão significativa, que num dado momento a cor absorvida pela planta se manifestará na flor; em seguida surge o fruto contendo mais cores. Geralmente o fruto é composto pelas cores complementares da flor.
Uma grande variedade de vegetais e frutas servem de alimentos para os homens. A partir da ingestão desses alimentos, o processo digestivo desagrega as moléculas dos vegetais, liberando as substâncias necessárias para a manutenção do corpo. Pode-se dizer que não é a massa ingerida que nutre o corpo, mas sim a luminescência contida nos alimentos, que se apresenta em forma de nutrientes.
Assim sendo, as cores não são elementos estranhos ao organismo, o corpo está acostumado a metabolizar substâncias coloridas. O emprego das cores na terapia promove o reequílibrio das regiões que se encontram carentes de substâncias orgânicas ou com funções alteradas. A presença das cores favorece o aproveitamento dos componentes nutritivos das células, bem como restabelece a ordem funcional.

A cura pela cor  consiste em fornecer ao corpo doente, uma dose extra de Cor ou Cores cujas vibrações se façam necessárias. Entendendo que cada campo celular, tendo a sua vibração característica, emite do seu núcleo uma coloração própria. Se o campo celular está em perfeito funcionamento, a cor emitida será a mesma. Para René Nunes, a partir do momento em que ocorre alguma coisa e ele adoece, entrando me disfunção, essa cor começa a mudar de matiz, para mais forte ou mais fraco, dependendo do que está acontecendo. Neste caso, o claro emitido pelo campo celular também modifica a sua intensidade na emissão das ondas

Querer catalogar, classificar as cores, é limitar o poder da luz. Cada cor tem uma infinidade de aplicações, pois elas são utilizadas conjugadas a outras energias que estão além dos sentidos, em outras dimensões. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento.

O cromoterapeuta deve ter formação e visão holística e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, ativando as energias que estão deficitárias, ajudando na recuperação de células doentes e contribuindo na indução a melhores hábitos mentais que se traduzirão em melhoria da ação, levando à harmonização e à saúde.

Cada parte do nosso corpo está estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo da moléstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente.
Há diversas técnicas usadas no tratamento cromoterápico: luz do espectro solar, lus de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contato com a natureza.

Aqui está brevemente descrito alguns estudos e teorias sobre cromoterapia. Há ainda muito o que estudar, para que haja prova acadêmica e científica...suficientes, quem sabe, para quem anseie por esta constatação!!!
Hoje, com a mente mais aberta, verificamos realmente estar todo este trabalho de cores, voltado e dentro da teoria de que uma cura total só pode ser feita por uma medicina global - a holística (do grego holos = todo), ou seja, feita através da mente, do corpo e do espírito, como um todo.

Para quem já experimentou e sentiu:
"A cor é o alimentou da alma. Assim como pela falta de ar, nosso corpo morre, pela falta de cor, nossa alma adoece... Através das cores, podemos fazer a correlação entre o Mundo da Essência Imutável no seu eterno movimento e o Mundo da Matéria Transitória na sua aparente solidez. É o elemento visível, no qual o invisível torna-se perceptível". Glagys Meyer.

Bibliografia:
- Manual do curso de cromoterapia de minha professora: Maria Emília.
- As cores e suas funções. Valcapelli.
- Cromoterapia: a cura através da cor. René Nunes. 5a. edição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário