sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Relaxamento

A pergunta: “A que você atribui sua longa vida?”, a mais freqüente resposta de pessoas bem idosas é: “Ausência de preocupação”.

A vida moderna é uma corrida perpétua contra o tempo. Pressões de trabalho, refeições apressadas, entretenimentos super estimulantes, comida imprópria, consumo excessivo de álcool e drogas, tensão emocional contínua e ansiedade. Tudo isso tem sua resposta em indigestões de origem nervosa, fadiga, sono agitado, tensões e irritabilidade, assim como toda a gama de outras doenças psicossomáticas que atacam a humanidade moderna. O homem atual se esqueceu completamente de como relaxar.
Observe uma pessoa que diz: “Eu estou relaxado” e note a sua posição, quase sempre esparramado sobre uma poltrona ou cama em que está relaxando. A sua atitude desordenada, mesmo nessa calma aparente envolve múltiplas tensões musculares.
O efeito de emoções estressantes no corpo e na mente faz com que pessoas adoeçam.
Observe um bebê dormindo numa cama. Ele abandona seu peso inteiramente, sem nenhuma tensão muscular. Uma hora de repouso, devolve tanta vitalidade e energia quanto uma noite de sono para uma pessoa normal. Essa arte tem sido praticada por iogues desde os tempos antigos. Eles iniciaram suas experiências, observando os animais em relaxamento profundo durante o sono.
Mesmo durante poucos minutos de relaxamento profundo, há um rápido decréscimo da pressão sanguínea e dos batimentos do pulso, o esforço do coração é reduzido. Os centros nervosos são revitalizados e a tensão muscular cai até mesmo abaixo do nível da tensão muscular basal. O corpo inteiro é então revigorado no mais curto intervalo de tempo. Numa experiência, 47 pacientes hipertensos praticaram relaxamento profundo diariamente durante 6 meses. Suas enxaquecas, nervosismo, irritabilidades e insônias desapareceram completamente e a pressão sanguínea baixou para os níveis normais
Os praticantes de Yoga não necessitam de férias para relaxar, podem permanecer sentados num cômodo expostos ao barulho do tráfico intenso de uma metrópole e conseguir transformar-se ao ponto de não escutarem os ruídos. Traduzindo para a linguagem médica, essa capacidade de inibição motora-sensorial voluntária, é obtida através de uma gradual e consciente inversão da corrente biológica, não mais uma corrente do interior para o exterior, mas um fluxo do exterior para o interior.
Aprender a relaxar nessa era de mudanças rápidas, quando a alta pressão arterial e doenças do coração são as maiores responsáveis pelas mortes em sociedades tecnológicas, é uma das mais valiosas habilidades da vida humana.

Namastê

Esta é uma pequena amostra das aulas ministradas pela professora Ana em nosso espaço.
Essas aulas são gratuitas e qualquer pessoa pode participar!

Profa. de Yoga do ITEGUI: Ana Lúcia Silva dos Anjos

Bibliografia: Título original em inglês: Yoga for Health – Yoga para a saúde/ baseado nos ensinamentos de Shrii Shrii Anandamurti.
Tradução: Ivan Oliveira - Avinash

Nenhum comentário:

Postar um comentário