quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

   
 

   A magia feita com pedras é tão antiga quanto o Tempo. Começou quando o homem primitivo percebeu uqe havia algum poder ou força aprisionada nas rochas que estavam ao seu redor. Provavelmente, elas foram utilizadas no inicío como amuletos - objetos usados para repelir a negatividade ou o "mal". Mais tarde, foram reverenciadas como divindades, recebiam sacrifícios ou eram enterradas para abençoar e fertilizar o solo. 
   A transformação é a essência da magia e as pedras nos ajudam a obtê-la quando nos emprestam seus poderes e servem de pontos de referência para concentrarmos nossas energias.
  Os cristais e as pedras tratam os efeitos, mas principalmente, "doam" ferramentas para o indivíduo solucionar as causas metafísicas (além do físico) de seus problemas. Até mesmo algumas facções da medicina moderna admitem que grande parte dos problemas de saúde que eles tratam, têm origem em um ou mais destes quadrantes: mental, físico, emocional e espiritual.
  Os cristais ajudam nesses desequilíbrios, permitindo que a pessoa se encontre e obtenha forças para a mudança de atitude, trabalhando as causas, e mostrando o caminho para exteriorizar a cura.
   Todos os minerais que encontramos na natureza existem em nosso corpo, em maior ou menor quantidade, e são determinantes para o equilíbrio físico e energético do ser humano. Na medicina Ayurvédica, os cristais são moídos e o doente os ingere para se beneficiar dos componentes contidos neles, os quais encontramos em sua forma original ou derivada em muitas remédios alopáticos. A medicina Ortomolecular tem como meta a reposição destes mesmos Minerais encontrados nos Cristais. Seja através da ingestão ou da fricção de ungüentos sobre a pele para a absorção pelo organismo, todos estes métodos podem comprovar o imenso benefício trazido pelos minerais. Mais que comprovadamente, podemos dizer que os minerais são fonte natural de saúde interna do corpo físico, ou de bem estar, quando estes mesmos minerais estão em contato com nosso campo áurico.
  A composição química contida nas Pedras é determinante para sua forma. A presença de um componente em maior ou menor quantidade também é em geral determinante para a coloração que apresenta. De cada componente, pode-se dizer que podemos contar com uma energia que serve a propósitos mais específicos.

Pedras na cor

Vermelha: 
São pedras protetoras e atuam para reforçar o corpo e a força de vontade, são empregadas para fomentar a coragem e fornecer energia física. Muitas vezes são usadas para combater anemia e estancar hemorragias.

Cor-de-rosa:
Cheias de vibrações afetivas. Calmantes, reconfortantes e usadas para relaxar e retirar a tensão tanto do corpo quanto da mente.
São usadas para atrair o amor ou reforçar um amor já existente. Também são usadas para estimular o amor-próprio.

Laranja:
Relacionam-se com o poder pessoal. São excelentes para serem usadas em pessoas de baixa-estima, pois expandem a consciência do próprio valor.

Amarelo:
Usada para que a pessoa possa expressar-se de maneira inteligente. 
Quanto à saúde são usadas para promover a digestão, regular o sistema nervoso e para problemas de pele.
São pedras de movimento, troca, energia e percepção.

Verde:
Protegem a saúde. Em especial são vistas como tonificantes para os olhos, controlam os rins, aliviam problemas estomacais e evitam dores de cabeça.
Sua relação com o elemento Terra levou ao uso em encantamento que envolvam dinheiro, riqueza, prosperidade e sorte.

Azul:
Promove a paz, acalma as emoções. Bom para dormir e evita pesadelos.
Na cura é usada para reduzir a febre, remove as úlceras e suas causas, elimina inflamações.

Violeta:
São receptoras e espirituais. Pedras de purificação. Excelentes quando usadas na meditação, no trabalho psíquico ou durante qualquer ritual com a finalidade de contatar a mente subconsciente.
É a cor da cura e da paz.

Branco:
Usadas para proteção. Boa para livrar-se de dores de cabeça.

Preto:
Simbolizam o auto-controle, a resistência e o poder sereno.
Consideradas protetoras e frequentemente usadas para "aterrar" uma pessoa. Se você é frívolo, confuso ou tão ligado ao espiritual que sua vida física acaba prejudicada, use pedras pretas.

"Quando uma pedra no leito de um rio o chama para pegá-la, quando um cristal brilhante parece puxar sua mão, quando uam gema lapidada num anel captura sua imaginação, você já sentiu os antigos poderes das pedras".

Bibliografia:
- Apostila do curso: Cromoterapia, Cristais e Pedras de minha professora Maria Emília Caldeira
- Enciclopedia de cristais, pedras preciosas e metais. Scott Cunningham.

Um comentário:

  1. Lilli!!! Amei esse texto das pedras e finalidades. Tratarei de energizar as minhas.
    Amo Vc!!!
    Beijos e parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir