quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O que são Mudras?



Acredita-se que a estrutura humana seja uma forma em miniatura do universo composto pelos cinco elementos - fogo, ar, água, terra e éter. Esses elementos estão presentes em proporções adequadamente combinadas, e o mais leve desequilíbrio desses elementos pode ser desastroso. Os mudras ajudam a regularizar os cinco elementos no corpo humano. A natureza fez o corpo humano auto-suficiente e quase perfeito, mas o ser humano está exposto a inúmeras pressões. A comida que ingerimos, o ar que respiramos, a água que bebemos e até mesmo nossos pensamentos não são de forma alguma compatíveis com o que podemos chamar de ideal para a vida. 
Os cinco dedos das mãos representam os cinco elementos: o polegar representa o fogo; o indicador, o ar; o dedo médio, o éter; o anular, a terra; e o mínimo, a água.
Acharya Keshav Dev, um renomado praticante diretor do Vivekanand Yogashram em Deli explica que os mudras são universais (assim como o conceito de arquétipos de Jung) e servem para todas as pessoas e podem ser praticados por meia hora, todos os dias. É aconselhável que, durante a prática, a pessoa esteja sentada com as pernas cruzadas, mas ele acrescenta que o Mudra não perde sua eficácia se a pessoa estiver passeando, com as mãos nos bolsos e com os dedos posicionados em algum Mudra específico. Eles também podem ser praticados na posição deitada, sendo portanto muito fáceis de serem executados. O mesmo autor diz que os Mudras nunca geram excesso de energia. Como um termômetro, eles simplesmente buscam um equilíbrio ideal de prana (assim como as energias Rei/ Ki - do Reiki).
Da mesma forma, os Mudras liberam a energia presa no corpo, por meio de canais de energia chamados nadis e centros de energias chamados chakras. Os Mudras ajudam a criar paz e força interior, eliminam cansaço e ansiedade, protegem a saúde física e emocional, ajudam a superar situações de estresse, pressões, culpas e raivas, acalmam a mente e ajudam a intuição, promovendo felicidade, amor, prosperidade e longevidade.

SIGNIFICADO E OBJETIVO DOS MUDRAS

Literalmente a palavra Mudra significa selo. Os mudras são comumente associados a gestos de mão. Os dedos são relacionados a diferentes tipos de energia e, quando unidos de formas específicas, produzem efeitos sutis.
Portanto, Mudra é uma palavra sânscrita que significa sinal ou selo. É um gesto ou postura, geralmente de mãos, que trava e guia o fluxo de energia para o cérebro. Ao curvar, cruzar, alongar ou tocar os dedos e as mãos, podemos falar ao corpo e à mente, pois cada área da mão corresponde a determinada parte da mente e do corpo. Tomo a liberdade, aqui, para acrescentar que o trabalho dos mudras é realizado através de correntes elétricas/ circuito nervoso que são "traduzidas" pelo cérebro causando assim o efeito desejado. O que me faz lembrar alguns princípios da acupuntura, reflexologia, etc.
Os Mudras podem ter muitos significados. Podem ser um simples gesto, uma posição de mãos, um símbolo, posição de olhos, postura corporal ou até mesmo técnicas respiratórias. 

A origem dos Mudras ainda é cercada de mistérios. Eles são encontrados no mundo todo e têm sido utilizados durante eras. Estão presentes na vida diária, na religião, na dança, na arte e até mesmo no Tantra e são importantes na iconografia hindu e budista.  Na mitologia Mudra é tido como secreto, anterior a ler e falar.

Em seu livro Autoperfeição com Hatha Yoga, Hermógenes classifica Mudra como: símbolo ou expressão somatopsíquica. Afirmando assim, o poder e interação física e psicológica desta prática. O Mudra ligado ao Sistema Nervoso produzinho alterações no psiquismo!!!

Mudra, portanto, carrega uma carga energética assim como qualquer outro gesto.

Nos próximos textos deste assunto começo a acrescentar alguns Mudras, a maneira de praticá-los bem como os efeitos.

Bibliografia auxiliar:
- O poder curativo dos Mudras de Rajendar Menen. Ed Madras.
 

3 comentários:

  1. Olá, achei muito interessante!! Faço mandalas e tenho uma imagem de um Buda ou monge com a mão direita levantada os dedos para cima e juntos, e a mão esquerda com o indicador tocando o polegar e o dedinho tocando a mão direita, tem algum significad?

    Obrigada

    CAtia Henriques
    catiahe@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. gostava de receber mais informação... pois começo-me a interessar por este assunto que desconheço totalmente.

    Américo Teixeira

    ResponderExcluir
  3. muito interessante o assunto..publique mais...obrigado

    ResponderExcluir