"Quando um som é repetido mentalmente com consciência e concentração, o pensamento assume a forma daquele som e a energia inerente a tal som se manifesta na mente".
Mantras são formulados a partir das letras do alfabeto sânscrito, onde cada letra tem sua própria frequência vibracional e efeito correspondente na consciência. Estes 52 sons, chamados Devanagari, foram captados pelos antigos Rishis, na época dos Vedas, durante estados profundos de meditação.
Texto retirado do livro Suryanamaskara.
Mantra Yoga:
O som é uma forma de vibração e como tal conhecido pelos yogins na Índia antiga e medieval. De acordo com a teoria predominante da ciência dos sons sagrados - conhecida como mantra-vidyâ ou mantra-shâstra -, o universo existe num estado de vibração (spanda ou spandana). A descoberta de que os sons, e sobretudo, os sons repetitivos, afetam a consciência, ocorreu há muito tempo, provavelmente na Idade da Pedra.
Os sons (tanto sob a forma de falas e cantos rituais quanto sob a forma de música) já se houvessem tornado um meio bastante elaborado de expressão religiosa e transformação espiritual.
Os hinos dos Vedas são chamados pela tradição de mantras. A palavra mantra não tem equivalente exato em inglês e português. É derivada da raiz man ("pensar" ou "estar atento"), que também se encontra nos termos manman ("ponderar atentamente"), manas ("mente"), manisha ("entendimento"), manu ("sábio" ou "homem"), mana ("zelo"), manyu ("estado de espírito" ou "intenção"), mantu (" soberano") e manus ("ser humano"). O sufixo tra em mantra sugere uma função instrumental. Entretanto, de acordo com uma explicação esotérica ele vem da palavra trâna, que significa "ato de salvar". Portanto o mantra é aquilo que salva a mente de si mesma, ou que conduz à salvação através da concentração da mente.
O mantra é uma expressão vocal sagrada, ou que conduz à salvação através da concentração da mente.
O mantra é um som numinoso ou um som dotado de poder psicoespiritual. É um som que dá poder à mente, ou que recebe o seu poder da mente. É um veículo meditativo de transformação do corpo e da mente humanos.
O mantra é um som numinoso ou um som dotado de poder psicoespiritual. É um som que dá poder à mente, ou que recebe o seu poder da mente. É um veículo meditativo de transformação do corpo e da mente humanos.
As mais notáveis especulações acerca do som se encontram no hino rig-védico 1.164, que afirma que Vâc (idêntica ao latim vox, "voz" ou "fala"), uma divindade feminina, é a mãe dos Vedas.
Alguns especialistas desconfiam que o murgir das vacas era associado à sua sílaba sagrada OM, que é o som primordial do cosmos. (essas vaquinhas...tão amadas na Índia)!!!
Não foi pela especulação racional, mas pela prática meditativa que os videntes e sábios da era védica chegaram à concepção de um som universal, um som que ressoa eternamente no universo, e que eles concebiam como a própria origem do mundo criado. Os videntes védicos ouviram interiormente esse som nos seus momentos de meditação mais profunda, quando conseguiam abster-se de ouvir todos os sons externos.
O falecido Agehananada Bharati, swami ocidental e professor de antropologia, fez a importantíssima observação de que um mantra só é um mantra quando foi transmitido por um mestre a um discípulo durante um rito de iniciação, portanto, a sílaba sagrada OM não é um mantra para os não-iniciados.
Em sua origem, eles eram usados para manter a distância as forças ou acontecimentos indesejáveis e apara atrair os que ram considerados desejáveis.
Texto original retirado na íntegra do livro: A tradição do yoga de Georg Feuerstein.
Alguns significados para Mantra:
* um pensamento ou oração sagrada.
Em a Luz da Ioga. B.K.S. Iyengar
*Palavra de força ou significado transcendente , cuja repetição (japa) propicia grandes proveitos psíquicos e espirituais.
Em Autoperfeição com Hatha Yoga. Hermógenes
* Fórmula ritual sonora, dada pelo Mestre a seu discípulo no hinduísmo e no budismo, cuja recitação tem o poder de pôr em ação a influência espiritual que lhe corresponde. Ela permite entrar no jogo das vibrações que constituem o universo, segundo a cosmologia hindu, e participar na direção de sua energia. O símbolo toma aqui a força de um sacramento de comunhão com o cosmo.
Em Dicionário dos símbolos. Jean Chevalier e Alain Gheerbrant.
* No hinduísmo e no Budismo, fórmula (palavra ou expressão), que se pronuncia repetidamente e que visa alcançar um estado de relaxamento, contemplação e meditação.
Dicionário Priberam da Língua portuguesa.
Om Yoga Mantra!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário