UTTHITA TRIKONASANA
utthita = estendido, tri = três, kona = ângulo ==> postura do triângulo estendido
Ação: Extensão lateral e leve rotação da coluna vertebral. Rotação da cabeça.
Execução: Em Tadasana, afastar pernas e pés. Inspirar trazer os braços à horizontal na linha dos ombros. Palmas das mãos para baixo, dedos unidos e esticados. Girar o pé direito à lateral e o esquerdo levemente voltado para dentro. Pernas e joelhos esticados. Expirar e descer o tronco com o peito aberto até que a direita se apóie no chão, ao lado externo do pé direito. Braço esquerdo esticado à vertical em linha reta com os ombros. O pescoço gira em direção ao braço e olhos se firmam na mão direita. Permanência em respirações profundas.
Trikonasana simboliza a estrutura da existência material: o ciclo de nascimento, vida e morte, e os poderes de criação, manutenção e destruição da vida, simbolizados pelos deuses Brahma, Vishnu e Shiva respectivamente. Esses são os três lados do triângulo. O exercício representa igualmente as três forças que trabalham na nossa existência: jati, a herança cultural, a vida que estamos vivendo agora e o karma potencial que as nossas ações presentes estão gerando.
"Na prática de asana, na medida em que a consciência se expande, aprendemos a identificar os momentos em que começamos a sair do estado de equilíbrio, e assim adquirimos a qualidade de corrigir o rumo antes que o desequilíbrio se manifeste. O mesmo vale para a vida".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário